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Franquia. Um passo seguro para ser dono do próprio negócio
A taxa de falência de um comércio novo em três anos é de 80%. Já no caso da franquia é de 8% no mesmo período
A possibilidade de ter um negócio com menor risco e com a facilidade de ter um parceiro consolidado motivou o economista Guilherme Timm, 25 anos, a abrir uma franquia, em vez de iniciar um novo comércio. Com um investimento total de R$ 150 mil, sendo a taxa da franquia no valor de R$ 20 mil, ele inaugurou um quiosque em um shopping da Grande Vitória da marca Touch Watches, especializada em relógios, nesta quarta-feira (07).
“Escolhi a franquia pela facilidade. Como é o meu primeiro negócio, se não fosse uma franquia, eu teria que procurar fornecedores, desenvolver a imagem da empresa e mídias para De datas comemorativas. A franquia é uma empresa de nível nacional que já desenvolve tudo isso. Só preciso focar em vender e administrar o meu ponto de negócio”, disse.
Guilherme destacou ainda que, durante o processo de escolha, focou mais na qualidade da franquia do que no produto. Apesar de ter escolhido uma mercadoria com a qual tem afinidade, ele acredita que o estudo da empresa, que é a sustentação do negócio, foi mais importante.
Percebendo a alternativa de crescimento no Estado, o empresário Wdson Ramos decidiu ser franqueador da sua marca de moda surfwear UOT. Nesta quinta-feira (08), ele começou a fazer as negociações com interessados em ter uma loja da empresa, que tem 26 anos de mercado na Grande Vitória. A ideia de tornar a marca uma franquia começou há dois anos.
“Vimos que o mercado de franquias vem crescendo no país. É um modelo de negócios onde é possível crescer de maneira sólida através dos parceiros. É um nicho de mercado crescente”, falou.
A taxa da franquia da empresa de roupas é de R$ 30 mil. O investimento total, que contempla capital de giro e a taxa, é em torno de R$ 250 mil a R$ 300 mil. O valor não inclui o ponto, que deve ter entre 50 m² e 60 m². A taxa mensal é de 5% de royalties e 2% de marketing sobre o faturamento bruto.
A franquia de Wdson Ramos faz parte de uma tendência atual do mercado de crescimento de empresas de moda, de acordo com o consultor e educador do setor de varejo Luiz Antônio Secco.
“O setor de moda, que não tem tradição de franquias nos Estados Unidos, cresce no Brasil. Existe uma lei de Franchising no país, assinada em dezembro de 1994, que regulamenta a relação entre franqueador e franqueado. E o setor de moda é o que mais cresce porque percebeu-se que é uma forma de expansão mais rapidamente”, disse.
Ele ressaltou ainda que a vantagem de se abrir uma franquia em vez de um novo negócio está relacionada ao risco de fracasso. A taxa de falência de um comércio novo em três anos é de 80%. Já no caso da franquia é de 8% no mesmo período.
Nesta quinta-feira, os interessados em abrir uma franquia participaram de palestras e rodadas de negócio na Feira de Franquias, realizada em Vitória.