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Mercado de BPO tem crescimento acentuado em 2010

Mas, como aproveitar todas essas oportunidades de mercado?

Autor: Anderson Hernandes

As empresas, desde as pequenas às grandes corporações, estão passando por transformações fiscais e contábeis nos últimos anos. O fisco, além de intensificar os procedimentos de controle e aumentar a fiscalização em torno das operações realizadas por elas, tem delegado a árdua tarefa de cumprir complexas obrigações acessórias e adequação a padrões contábeis internacionais.

 

Na outra ponta, tem crescido e busca, por parte das empresas, por soluções de BPO (Business Process Outsourcing) nas áreas contábeis, fiscais e administração de pessoal, como forma de aprimorar a qualificação e a eficiência dos serviços de apoio as organizações. Manter uma equipe interna e uma estrutura onerosa, não significa que a empresa terá a eficiência e segurança operacional esperada. Na terceirização de processos há uma diminuição de custos e um ganho de qualificação dos serviços contábeis, fiscais e trabalhistas, afirma Josafá Nunes, sócio e diretor técnico da Área de Inteligência Tributária da TACTUS, uma empresa especializada em BPO.

 

As constantes mudanças nessas áreas tem sido um desafio para muitas empresas e uma porta de oportunidade para outras, ou seja, tem sido um divisor de águas no mercado contábil. Anderson Hernandes, autor do livro “Estratégias de Marketing de Serviços Contábeis”, afirma que grande parte das empresas contábeis irá deixar de existir por não terem se preparado para essas mudanças de mercado e muitas outras se fortalecerão pelo mesmo motivo. O que vai determinar se tais mudanças significarão o sucesso ou o fracasso dessas empresas serão fatores tais como qualificação técnica, estrutura diferenciada, tecnologia adequada e visão estratégica dessas organizações.

São muitos os casos de sucesso entre as empresas que prestam serviços BPO, desde as grandes organizações, a maioria delas com presença mundial, tais como Accenture, Deloitte, BDO, bem como outras de porte médio com atuação local ou nacional. Segundo informado pela TACTUS, somente em 2010 tivemos um aumento de procura dos serviços de BPO em cerca de 250% em relação ao mesmo período de 2009 para os serviços de terceirização, afirma Nunes. Dois motivos foram alistados por esse aumento de procura: Empresas que iniciando um processo de terceirização em substituição de suas áreas internas com objetivos de redução de custos e ganho operacional e empresas a procura de assessoria mais especializada e estrutura preparada, mesmo que isso represente um aumento de custos. O aumento é tão significativo que a empresa projetou um crescimento de 30% em relação ao ano anterior, um recorde até então.

Mas, como aproveitar todas essas oportunidades de mercado? O próprio Hernandes afirma que essa é uma das dúvidas principais recebidas de contabilistas de todo o país e ressalta que não existe milagre, é preciso investir muito, especialmente em três focos: Estrutura física e tecnológica, qualificação e capacitação da equipe técnica e capacidade de atendimento as necessidades customizadas do mercado.

Como podem ver o desafio é grande, mas o certo é que estamos em um caminho sem volta, tanto que especialistas já apontam que teremos um apagão de mão de obra qualificada nessas áreas, portanto, ao que parece o desafio está apenas começando.

 

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